escolhe, pois, a vida !!!

Programa O Pão Nosso
Transmitido pela Rede Vida_26/02/09

Padre Fernando J.C.Cardoso
Arquidiocese de São Paulo
Na primeira leitura, tirada do livro do Deuteronômio, Moisés, em nome de Deus, conclama o povo da antiga aliança: “Eis que hoje coloco diante de Ti a vida, ou a morte, a benção, ou a maldição. Escolhe, pois a vida, escolhe a benção”.<
Nosso Deus é extremamente respeitoso da nossa dignidade e, portanto da nossa liberdade.
Estas palavras são hoje renovadas diante da Igreja, povo da Nova Aliança, em sua marcha quaresmal em direção a páscoa da ressurreição. “Eis que coloco diante de Ti a vida ou a morte, a benção ou a maldição, escolhe”, diz-nos Deus também, a cada um em particular, “escolhe, pois a vida.”
Só que, no Evangelho que segue a primeira leitura, em sua segunda leitura, Jesus hoje fala-nos a respeito das condições para se tornar seu discípulo. Se na primeira leitura somos convidados a escolher a vida, Jesus nos adverte, no Evangelho, que quem quiser manter sua vida neste mundo, quem desejar conservar sua vida neste mundo, irá perdê-la na Eternidade.
E quem for corajoso, a ponto de se perder neste mundo, e sobretudo através de um caminho penitencial e quaresmal, quem for corajoso a ponto de se despedir de seus próprios vícios, de seus pecados, e de tudo aquilo que na vida desagrada a Deus, ainda que se perca neste mundo, ainda que se despeça de tantas ofertas que ele nos faz, este se recuperará na Vida Eterna.
As duas leituras são complementares. De um lado somos chamados a escolher a vida, mas no Evangelho, Jesus nos diz de que forma nós escolhemos a Vida de Deus, nós a escolheremos desde que, repito, sejamos capazes de nos desfazer neste mundo, de tudo aquilo que lhe desagrada os olhos, ou a vista. Nós nos recuperaremos para a Vida Eterna, se formos corajosos e capazes de a abandonar todo aquele “mundanismo”, que nos separa definitivamente de Deus.
Eis o programa daquele que escolheu, iluminado por Deus, a vida e não a morte, a benção, e não a maldição. Neste mundo se perde, se mortifica, toma a sua cruz e vai em seguimento de Jesus.
No outro mundo se recupera, porque de resto, que adianta o homem ganhar este mundo inteiro, se vier a perder a sua própria vida.

_o pão nosso, senhor dai nos...

About nalata60

just another writing...
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a comment