dez mais

Mandamentos da Terceira Idade…

1º – Não se aposente da vida pra virar a praga da família. A vida é atividade, e o elixir da juventude é dinamismo. Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. SE não tiver nada pra fazer vá caminhar, qquer coisa, menos aporrinhar os outros !

2º – Seja independente, preserve a liberdade, mesmo dentro de um quartinho. renunciar ao próprio lar é andar na ponta dos pés, pra evitar atritos com noras, genros, netos e parentes. Se puder more num flat: em São Paulo  sai por 2 mil e pcs reais por mês o casal nos jardins. tv a cabo, internet, piscina, sauna, lavanderia, café da manhã servido na mesa, salão de jogos, sala pra ver tv com outros moradores – tudo incluído no preço, e> tem gente pra conversar, fazer amizades…Não economize no item moradia. a próxima vai ser a última, definitiva! Aproveite a penúltima com tudo a que tem direito!


3º – Mantenha o governo de seu própria bolso. Ajude os seus filhos financeiramente, na medida das suas posses; reserve uma parte para emergências. Tenha o melhor plano de saúde que puder pagar. Se vc depender do governo, tá no sal…!!!

4º – Cultive a arte da amizade como se uma planta rara, cerque a dos=> familiares e amigos, encha de cuidados, como flores fossem. mesm,mo se a memória falhar, curta a agenda sentimental: nas datas mais importantes, compartilhe com eles a alegria de estar presente. Vc é um velho do século XXI,  mexa mais com a Internet: programe aniversários no email… ele informará vc com antecedência….vc nunca esquecerá nada!

5º – Cuide da aparência e seja o mais atraente possível. Não seja relaxado, nem exiba caspa na gola do paletó ou manchas de gordura na roupa, revelando o cardápio da semana. Jamaisa despreze o uso  de água e sabão. Vá ao salão uma vez por mês, faça unha, pé, cabelo e barba…não tem preço ficar com um bom visual !!!

Vista se como uma lady, ou um lord !!!

6º – Seja cordial com os vizinhos. Evite implicar com o latido do cachorro, o miado do gato, o lixo fedorento na calçada ou o volume do rádio: bom vizinho é um tesouro, ind a mais comse parentes distantes. -use mp3, curta seus fones de ouvidopra se livrar dos barulhos q chateiam. aproveite prab curtir um frank sinatra,charlie parker, nat king, eles o acalmarão, fazendo lembrar tempos mais gostosos e agitados, com beatlles, acdc, stones, credence, led zep…

7º – Cuidado com o nariz- não se intrometa na vida dos filhos adultos.São seres com cérebro, coração, vontade, e contam com muitos anos para cometerem seus próprios erros. <feche a matraca>


8º – Fuja do vício mais comum da velhice, que é a “presunção”. A longa vida pode não lhe ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada, tão ignorantes como no início dela faça de conta q não viveu nada. de graça sua xprncia n tem valor Deixe que a humildade seja a sua marca mais forte.9º – Os cabelos brancos não lhe dão o privilégio de ser ranzinza e

9º inconveniente. Lembre-se de que toda paciência tem limite, e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a sua morte. Aprenda jogar xadrez, usar o fique de boa q ninguém lhe bole, curta as rede sociais…

10º – Não seja repetitivo, contando a mesma história quatro, cinco vezes. Quem olha só o passado, tropeça no presente e não vê a porta pro futuro. De boca fechada, serás um sábio, lembra te.


enviado por Mariaugusta, Conceição e amigas…

Advertisements

About nalata60

just another writing...
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s